Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, sp, Brazil
Eu Me descubro um pouco mais a cada dia, minhas ânsias e desejos... isso é fundamental para dizer quem eu sou, porque às vezes eu mesma me surpreendo...é cada dia quero surpreender mais...

Foto Mari ..

Foto Mari ..
Se um dia fecharem-lhe as portas da vida, pule a janela.( Augusto Cury)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Contrato Social - Rousseau

O Contrato Social - Rousseau
A obra propõe para todos os homens que refaçam um novo contrato social onde se defenda a liberdade do homem baseado na experiência política das antigas civilizações onde predomina o consenso e dessa forma garantir os direitos de todos os cidadãos.
No primeiro livro onde se indaga como passa o homem do estado natural ao civil e quais são as condições essenciais desse pacto e mostra como acontece a passagem do homem natural ao artificial e coloca os principais pontos essenciais para que exista esse contrato
O homem é livre por natureza, afirma Rousseau, e apresenta uma questão de como ele perdeu essa liberdade que é nata de todo ser humano e logo em seguida coloca a forma que o homem recupera sua liberdade.
O principal motivo que leva o homem a passagem de estado natural para o civil é o que cada homem sente a necessidade de adquirir uma liberdade moral, pois somente desse modo todo homem se sente no direito em si.

O autor condena a escravidão do homem, pois o direito e a escravidão são palavras paradoxais entre si mesmas, por isso uma anula a outra.

Rousseau apresenta que a soberania do povo é indivisível porque a vontade declarada é um ato de soberania e faz lei. As vontades particulares não são soberanas, e no máximo podem gerar decretos.

Rousseau afirma que a vontade geral não erra, só vai errar se for iludido por alguns demagogos, mas em sua essência ela é infalível e soberana.

Sobre o ser soberano (Principe, Monarca, Presidente), Rousseau apresenta os limites de decisões e comando evitando  o corrompimento da soberania do Estado. Ele coloca também como legal a pena de morte para os casos onde a soberania entende como necessária em detrimento da manutenção da ordem do Estado.

As leis são condições essenciais para a associação civil e o povo é submisso a ela, condição tal que o próprio povo impos pela vontade geral.

O conceito geral de governo diz que a ação livre tem duas causas: uma é a moral (vontade que determina o ato) e a física que é a potencia que executa mostra o conceito de poder legislativo que é a vontade de querer, e o executivo que executa essa vontade coloca a questão da extensão do Estado, diz também que o governo deve ser o intermediário entre o povo e o soberano.

O principio que constitui as diversas formas de governo, onde o corpo de magistrado pode ser composto de maior ou menor número de membros, e diz que a força total do governo e Estado nunca variam e que quanto maior o magistrado mais fraco é o governo.

As formas de governo são a democracia, aristocracia e monarquia. Na democracia só é possível quando é fácil juntar o povo (pequenas comunidades), ele salienta que nesse estado deve haver igualdade de classe, e a fortuna deve ser a mesma e não existir luxo nessa sociedade, como são os casos de aldeias indígenas tradicionais de nosso país.

Na aristocracia Rousseau coloca como um governo que requer menos virtudes do que a popular, a moderação dos ricos e o contentamento dos pobres, e se admite certa desigualdade nas fortunas. Temos como exemplo a sociedade atual em vários países.

O sistema de governo monárquico, nesta somente um individuo representa o ser coletivo de maneira de unidade moral que constitui a unidade física.

Para Rousseau o governo misto, onde existe uma junção de mais de um formato acima, é a pior forma de governo, pois é mais fácil de ter uma revolução e conseqüentemente virar um caus.

Cada forma de governo é diferente da outra e cada uma dessas formas  funcionam melhor para cada tipo de situação. Na democracia é boa em cidades pequenas, aristocracia em Estados médios e a monarquia em Estados grandes. O principal objetivo da sociedade política é a conservação da propriedade, de seus membros.

A idéia fundamental de Rousseau seria perfeita se o homem não tivesse tantos defeito, tantas necessidades e tantas ganâncias. O fato de uma soberania atender a 100% da população e toda essa população estiver disposta a fazer parte da soberania, realmente teríamos mais justiça nas leis e nas ações da própria sociedade consigo mesma.

Talvez os governos durassem séculos ou até milênios com esses formatos apresentados, mas a história nos mostra que jamais existiu tal sociedade que em um grupo se unissem tão bem sem que as ações de uns não ofendessem o espaço de outros.

O que devemos nos ater e verdadeiramente nos propor é sempre o meio-termo das situações. Sabemos que não existem sociedades e modelos de governos ideais e por isso, contrariamente o que Jean-Jacques Rousseau afirma, devemos sim misturar as formas de governo, agregar os modelos de sociedades, juntar as experiências adquiridas ao longo da história e quem sabe com isso chegar realmente a um modelo que possa ajudar as próximas gerações que contarão com o estudo e as provas de nosso tempo.



                                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fotos batizado

fotos batizado
tia da igreja, eu, esqueci o nome rs.rs, neguinho, zé.

Foto 2010

Foto 2010
Museu Oscar Niemeyer (olho ) Curitiba

Foto museu da lingua portuguesa

Foto museu da lingua portuguesa
imagem maravilhosa

Galera da turma do Teatro

Galera da turma do Teatro
Osvaldo, Ana Paulo, Edson

Fotos da galera

Fotos da galera
Camila, Kaiki, Alan, Andreia, Carol

Foto Teatro

Foto Teatro
Salomé Maite Alves

Torre panorâmica

Torre panorâmica
Curtitiba 2010

Imagem do alto da Torre

Imagem do alto da Torre
Passeio Curitiba foto 2

Eu Mari

Eu Mari
Foto em Ilha Bela SP

Consultora Jequiti

Sou consultora Jequiti.

Quem quiser conhecer os produtos Jequiti entre em contato

através do E-mai l :
le_leda@yahoo.com.br

Aguardo seu contato

Mari Dantas


-------------------------------------------------------------------------------

























Total de visualizações de página

Seguidores